O embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, recebeu na noite de ontem (15/3) diversos magistrados do Trabalho brasileiros e autoridades portuguesas. Na ocasião, além de visitar as dependências da embaixada, os congressistas, que estão em Portugal para o 6º Congresso Internacional da Anamatra, puderam saber um pouco mais da história diplomática brasileira em Lisboa.
Vilalva falou da satisfação em receber os magistrados e da importância do estreitamento das relações entre Executivo, Legislativo e Judiciário. “São os poderes que compõem a nossa República e, portanto, isso deve fazer parte das relações entre os dois países”, disse o embaixador, que também destacou o pioneirismo da Justiça do Trabalho no Brasil.
Ao final da visita, o presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, homenageou Mário Vilalva com uma placa, assinada pela Diretoria Executiva da entidade. “É uma honra para nós, magistrados do Trabalho do Brasil, conhecer como o nosso país se apresenta para o mundo”, afirmou o juiz, ao comentar a importância da visita à Embaixada Brasileira em Portugal.
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Kátia Magalhães Arruda também participaram do encontro.
Entre as autoridades portuguesas estiveram presentes o ministro-conselheiro da Embaixada Fernando Coimbra; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Eduardo Vera-Cruz Pinto; o professor doutor Pedro Romano Martinez, presidente do Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito; a diretora do Centro de Estudos Judiciários, juíza desembargadora Ana Luisa Geraldes, e o coordenador do Departamento de Relações Internacionais do Centro, juiz desembargador Alexandre Baptista Coelho; o presidente do Tribunal de Relação de Lisboa, Luís Maria Vaz das Neves, e o juiz desembargador António Abrantes Geraldes; e o juiz desembargador Pedro Antunes, chefe de gabinete do presidente do Supremo Tribunal de Justiça.