O programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), terá ação local em Sergipe. Uma reunião ocorrida na última quarta-feira (26/01) discutiu detalhes sobre o acordo de cooperação técnica que será assinado entre o Tribunal do Trabalho de Sergipe e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX).
O programa TJC é uma ação solidária que leva aos alunos da rede pública noções básicas sobre Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania. Entre as atividades do programa estão a realização de palestras nas escolas, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, visitas dos alunos ao Poder Judiciário, simulação de audiências e julgamentos.
Participaram da reunião os desembargadores Jorge Cardoso, presidente do TRT, e Rita Oliveira, presidente da Amatra XX, o juiz do Trabalho Luiz Manoel Meneses, coordenador do programa em Sergipe, e a secretária geral da Presidência, Maria Teresa de Castro.
Aproximação
Para o juiz do Trabalho Luiz Manoel Meneses, o grande mérito do programa é criação de mecanismos permanentes de ampliação da cidadania e de aproximação da sociedade com o Poder Judiciário. “Daremos um passo importantíssimo na construção da responsabilidade social em nosso Regional e na Amatra, que dará implemento ao programa”, disse.