O diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho, acompanhado da coordenadora da Comissão Nacional do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), Eliete Telles, e do membro da Comissão Gustavo Vieira se reuniram na tarde de ontem (22/10) com a oficial de Projeto para HIV/Aids e o Mundo do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Lúcia Monteiro.
A reunião teve como objetivo principal de discutir a intenção de lançar uma campanha, da Anamatra em parceria com a OIT, para efetivar recomendação, aprovada neste ano durante a Conferência Internacional do Trabalho, que visa trabalhar a temática da Aids no local de trabalho, e que recomenda, ainda, que haja envolvimento dos juízes do trabalho e operadores de Direito. “Dos 186 países participantes da Conferência, apenas quatro não aprovaram a recomendação”, destacou Ana Lúcia.
Os representantes da Anamatra concordaram que é preciso e positivo seguir a recomendação da OIT, esclarecendo, inclusive, que a temática do combate a todo e qualquer tipo de discriminação já é tratada em uma parte da Cartilha do Trabalhador. “Também podemos trabalhar com as escolas da magistratura trabalhista em todas as regiões do Brasil para disseminar entre os magistrados a aplicação desta recomendação, bem como outras normas internacionais da OIT”, disse Velloso Filho.
Gustavo Vieira aproveitou a oportunidade para apresentar o vídeo institucional do programa TJC, além de convidar a OIT para participar do Encontro Nacional do Programa, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, em Santa Maria (RS). “Acho muito importante os jovens aprenderem promoção e acesso ao Direito”, completou a oficial da OIT”, afirmou Ana Lúcia.