Anamatra e Unesco discutem parceria para disseminar Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Magistrados do Trabalho reúnem-se com coordenadores dos setores de educação e de ciências humanas e sociais
Expandir o máximo possível o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) é o objetivo da Anamatra. Para isso se concretizar, o diretor de cidadania e direitos humanos da entidade, Gabriel Napoleão Velloso Filho, acompanhado da coordenadora da Comissão Nacional do Programa, Eliete Telles, e do membro da Comissão Gustavo Vieira foram até a Organização das Nações Unidas para A Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na manhã desta terça-feira (27/10) para apresentar a iniciativa.

Os magistrados foram recebidos pelos coordenadores do Setor de Educação, Paolo Fontani, e do Setor de Ciências Humanas e Sociais, Fábio Eon. O encontro visou uma possível parceria entre as duas entidades para disseminar as noções de cidadania previstas na iniciativa da Associação.

“As associações de magistrados fugiram do corporativismo de só defender seus direitos para também lutar, defender, aumentar os direitos sociais”, disse Eliete. “No TJC usamos uma linguagem bem acessível direcionada tanto para crianças, quanto para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, completou Gustavo. “A educação serve para efetivar a transformação social”, garantiu Velloso Filho.

Além de explicar como funciona a Anamatra, o diretor de direitos humanos revelou aos coordenadores da Unesco que o TJC, embora tenha foco nos direitos trabalhistas, também agrega noções de outros direitos fundamentais. “É um Programa aberto que permite desenvolver e trabalhar outros temas nas escolas, como violência doméstica, bullying, direitos do consumidor e estatutos da criança, adolescente e do idoso”, afirmou.

Parceria
Ao final da reunião, ficou acertado que será feito o esboço de um memorando para que a Anamatra e a Unesco firmem uma parceria para trabalharem juntas no maior número de ações e temas que for possível. “Achei o material interessantíssimo. Acho que podemos pensar num acordo técnico”, anunciou o coordenador de Ciências Humanas e Sociais da Unesco. “Podemos pensar em pontos de convergência e temas comuns para elaborar uma frente de trabalho”, completou.

A Unesco se comprometeu em elaborar este memorando e enviar para a Anamatra.