As coordenadoras nacional e regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), juízas Eliete Telles e Luciana Gonçalves, participaram, na última sexta-feira (17/09), do III Encontro Nacional das Ouvidorias da Justiça do Trabalho, no TRT/RJ. Na ocasião, foram apresentados os objetivos e a dinâmica do Programa, mostrando a importância da transferência de conhecimentos de Direito para os jovens que entrarão no mercado de trabalho.
Em 2010, onze escolas participarão do Programa, cada uma desenvolvendo o tema dentro de metodologia própria. Em novembro, acontecerão as apresentações finais dos trabalhos. A expectativa é de que os alunos se vejam motivados e sejam multiplicadores do que será aprendido, o que vem acontecendo desde o início da implementação do programa, em 2005.
De acordo com a juíza Luciana Gonçalves, o TJC não se limita apenas às atividades realizadas nas escolas, também sendo desenvolvido por meio do convênio firmado entre a Anamatra, a Amatra1 e a Fundação Roberto Marinho, que permite a participação de magistrados no quadro O Povo Pergunta, do Jornal Futura, quando telespectadores tiram suas dúvidas sobre as lides que envolvem o Direito do Trabalho.
“Mais do que ensinar o Direito do Trabalho, o TJC contribui para a aproximação do Judiciário com a sociedade, além de promover a conscientização dos cidadãos”, ressaltou a magistrada.