As Amatras classificadas em 1º, 2º e 3º lugares, assim como a melhor torcida dos Jogos Nacionais da Anamatra de Bento Gonçalves (RS), levarão para casa uma verdadeira obra de arte. É que além dos tradicionais troféus oferecidos pela Anamatra, a anfitriã desta edição do evento, a Amatra 4 (RS), oferecerá troféus confeccionados pelo escultor João Bez Batti, conhecido como “O Encantador de Pedras”.
Reconhecido nacionalmente, Bez Batti usa sua criatividade para esculpir em basalto, um tipo de rocha de difícil manipulação. O artista possui processo de trabalho minucioso e demorado: desenha, passa para a argila, depois para o gesso e só então a pedra recebe seu toque.
A oficina de Bez Batti está situada em meio à mata virgem, e o visitante caminha por entre peças prontas e inacabadas, sendo um passeio imperdível a quem aprecia a arte. O ateliê, por sua vez, onde existem peças a serem comercializadas, fica no Caminhos de Pedra, uma área que preserva a cultura que imigrantes italianos levaram à Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves (RS), local da realização dos Jogos Nacionais da Anamatra.
Os Jogos
Os Jogos Nacionais da Anamatra acontecerão de 8 a 11 de outubro em Bento Gonçalves (RS). Nesta edição serão dez modalidades, entre elas uma novidade que é o padel. As demais já são conhecidas dos participantes dos Jogos Anamatra, que são: natação (50, 100, 200 e 400 metros), corrida rústica (5 e 10 km), futebol society, tênis individual, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e dominó.