O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) José Roberto Freire Pimenta, que será empossado no cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no dia 3 de setembro, visitou a Anamatra nesta quarta-feira (18/8) para entregar o convite da posse ao presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves.
O nome do desembargador para o TST foi aprovado plenário do Senado Federal no dia 3 de agosto. José Roberto Freire Pimenta foi escolhido pelo presidente Lula, por meio da lista tríplice encaminhada pelo TST, para ocupar a vaga aberta decorrente da aposentadoria do ministro Vantuil Abdala.
Graduado em Direito, com especialização e doutorado em Direito Constitucional, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Belo Horizonte José Roberto Freire Pimenta (54) iniciou sua carreira em 1976 como oficial judiciário, após aprovação em concurso público. Também atuou como advogado na área privada e foi procurador de Minas Gerais e juiz do Trabalho, esses dois últimos cargos alcançados por meio de concurso público em que se classificou em primeiro lugar.
Na área acadêmica, leciona Direito desde 1987, atualmente ministrando disciplinas nas áreas do Direito do Trabalho, na graduação; e Direito Constitucional, Processual Civil e Processo do Trabalho, na pós-graduação. Também é organizador de três livros e autor de vários capítulos de livros e artigos publicados na sua área de atuação profissional.
Durante a visita do magistrado à Anamatra, estiveram presentes os juízes do Trabalho Fabrício Nogueira, diretor de formação e cultura da Anamatra; Valter Pugliesi (19ª Região-AL), integrante da Comissão Legislativa de entidade; Hugo Melo Filho, presidente da Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho (ALJT); Gilberto Leitão Martins, presidente da Amatra 10 (DF-TO); e Grijalbo Coutinho (Amatra 10), ex-presidente da Anamatra.