A sede do 17º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que acontecerá em 2014, será a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. A escolha foi feita nesta terça-feira (6/7) pelo Conselho de Representantes da Anamatra, após as Associações de Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatras) 1 (RJ) e 4 (RS) apresentarem, respectivamente, as candidaturas do Rio de Janeiro e de Gramado.
As duas candidaturas foram apresentadas pelos presidentes das Amatras 4 (RS), Marcos Fagundes Salomão, e 1 (RJ) André Villela. Os dois estados já haviam realizado o Conamat. O Rio de Janeiro sediou o evento em 1991 e o Rio Grande do Sul em 1994.
A Amatra 4 – que foi representada também pelos diretores da entidade Carolina Gralha e Jorge Araújo – apresentou um vídeo com depoimentos da governadora do Estado, Yeda Crusius, do primeiro presidente da Anamatra e um de seus fundadores, ministro Ronaldo José Lopes Leal, da vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Maria Helena Mallmann, do ex-presidente da Amatra 4 Luiz Colussi e de músicos tradicionalistas. Todos falaram da honra para o Estado em sediar o maior evento científico voltado para os magistrados do Trabalho.
Ao apresentar a cidade, o presidente da Amatra 4 falou do entusiasmo dos magistrados da 4ª Região diante da possibilidade de realizar o Congresso. “Gramado é pequena, agradável e os congressistas não se dispersariam”, afirmou o magistrado. Para Salomão, o objetivo do Conamat é criar um ambiente de discussão das questões e problemas da magistratura do Trabalho.
“Gostaria de parabenizar as duas concorrentes pelo esforço e pela preparação do material”, afirmou o presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, ao proclamar o resultado da votação e ressaltar que o Conamat tomou uma proporção técnica e de qualidade.