O diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho, esteve presente nesta terça-feira (22/6) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o lançamento do programa Mutirões da Cidadania.
O objetivo do programa é estabelecer medidas concretas para a garantia de direitos fundamentais do cidadão em situação de maior vulnerabilidade. São quatro as vertentes de trabalho:criança e adolescente, idoso, portadores de necessidades especiais e mulher vítima da violência doméstica e familiar.
O diretor da Anamatra, ao elogiar a iniciativa, defendeu que o Conselho enfoque também os cidadãos, cuja vulnerabilidade se dá em torno das relações de trabalho, como o trabalho infantil e escravo.“A Anamatra está engajada e compartilha da convicção de que as pessoas que têm maior vulnerabilidade no mundo do trabalho têm que receber atenção especial”, afirmou.
“São ações concretas na área dos direitos fundamentais do cidadão que buscam atingir grupos de maior vulnerabilidade individual e social”, explicou a presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do CNJ, conselheira Morgana Richa, sobre o programa. A conselheira ressalta também que o programa contém um conjunto de ações a serem realizadas pelo Judiciário com o objetivo de dar efetividade aos direitos dessas pessoas.