Os integrantes da Comissão de Estudos de Planejamento Estratégico e Metas do Judiciário, formada pela Anamatra, participaram nesta terça-feira (22/6) na sede da entidade, em Brasília, de um curso sobre orçamento público. A ideia de elaborar esse curso surgiu a partir de uma demanda da comissão para que seus integrantes sejam capacitados na área de orçamento como forma de dar suporte aos trabalhos da referido grupo.
O curso foi ministrado pelo ex-assessor de orçamento da Associação Rene Santoyo Junior. Ele abordou quatro aspectos: a elaboração do orçamento, o orçamento da Justiça do Trabalho, a execução orçamentária e o orçamento integrado no planejamento.
Para a secretária-geral da Anamatra, Fátima Stern, a realização desse curso para os integrantes da comissão é de extrema importância. “O orçamento, o planejamento estratégico e a execução orçamentária andam paralelamente, nem sempre havendo a efetiva execução do quanto foi planejado por conta de contingenciamento”, afirmou Fátima Stern.
Além da dirigente, estiveram presentes os magistrados Alessandro Tristão (Amatra 15), Ana Cláudia Scavuzzi (Amatra 5) e Manoel Veloso Sobrinho (Amatra 16).
Comissão de Estudos de Planejamento Estratégico e Metas do Judiciário
A comissão foi formada com o objetivo de permitir melhor avaliação pela Associação nacional do Planejamento Estratégico Nacional para o Poder Judiciário, notadamente no âmbito da Justiça do Trabalho, inclusive apresentando propostas para o aperfeiçoamento da instituição judiciária e as dificuldades para o cumprimento das metas.