O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, foi recebido nesta terça-feira (1º/6) pela deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), quando debateu com a parlamentar a necessidade do aprimoramento do Processo do Trabalho. A audiência aconteceu do gabinete da deputada e contou também com a presença do diretor administrativo da Anamatra, Ibrahim Alves Filho.
Os magistrados lembraram também os trabalhos realizados pela comissão formada pelo Ministério da Justiça que tem o objetivo de discutir a modernização da legislação trabalhista – da qual a Anamatra é integrante – e vem produzindo propostas para serem apresentadas no Congresso Nacional.
Manuela D’Ávila elogiou a atuação da Anamatra na defesa das propostas de interesse da magistratura e dos trabalhadores e que, segundo ela, é reconhecida pelo parlamento brasileiro. A parlamentar lembrou de projetos que a Anamatra levou ao seu conhecimento. Entre eles, o que a entidade apresentou sugestões ao projeto que trata de insalubridade e periculosidade e que estava sob a relatoria dela na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP).
O presidente da Anamatra ressaltou a importância do aprimoramento do Processo do Trabalho e afirmou que é preciso conversar com todos os atores do processo político. O magistrado alertou para um dos temas que deve estar na pauta, que é a execução trabalhista, tema que consta do II Pacto Republicano de Estado por um Sistema de Justiça mais Acessível, Ágil e Efetivo. “A fase de conhecimento de um processo é muito mais prestigiada do que a efetividade do cumprimento de sentenças”, afirmou Luciano Athayde.
Jogos Anamatra – Na oportunidade, os magistrados aproveitaram para convidar a parlamentar para os Jogos Nacionais da Anamatra, que acontecerão de 08 a 11 de outubro, em Bento Gonçalves (RS).