Os juízes e procuradores do Trabalho que fazem parte da 2ª turma do "Curso de Especialização em Teoria Crítica dos Direitos Humanos: Globalização e Direitos" da Universidade Pablo de Olavide (UPO) assistiram nesta sexta-feira (9/4) à aula de metodologia.
O diretor de informática da Anamatra, José Rimar Oliveira Lima Júnior, deu as boas-vindas aos participantes. “A realização desse curso é muito importante para aprimorar os conhecimentos jurídicos”, afirmou o magistrado.
Em seguida, a coordenadora acadêmica da especialização, juíza do Trabalho da 15ª Região Luciana Caplan, deu início aos trabalhos afirmando que a ideia de fazer o curso de metodologia, que não estava previsto na primeira turma, é uma exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Independentemente de haver a exigência legal, a realização dessa disciplina é essencial para quem não está habituado a escrever para que não tenha problemas quando for fazer os trabalhos”, afirmou a coordenadora.
O curso é direcionado e adaptado especialmente para atender ao público de magistrados e procuradores do Trabalho que, pelo exercício de suas atividades, estão em permanente enfrentamento com a temática dos direitos humanos e com a luta pela dignidade humana. A parceria entre as instituições promotoras do curso funda-se na experiência, tradição e metodologia do “Programa Máster y Doctorado em Derechos Humanos y Desarrollo”, da UPO.
O curso, que acontecerá em três semestres letivos, será certificado como Master pelo Colégio de América de La Universidad Pablo de Olavide e convalidado como Especialização pelas Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil.
A realização do curso é uma parceria da Universidade Pablo de Olavide (UPO), da Anamatra, da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e de outras instituições.