Ministro Gilmar Mendes destaca importância da participação das entidades de classe no aperfeiçoamento do Judiciário

3º Encontro Nacional do Poder Judiciário trouxe palestra magna do professor da Harvard University Robert Kaplan

"Para além dos fatos e objetivos desse evento, considero muito importante ressaltar o significado simbólico de se reunir a cúpula da magistratura para tratar, em regime de afinada coautoria, as coordenadas do projeto que enfim levará o Judiciario nacional ao tão almejado patamar de excelência”. Com essas palavras o ministro Gilmar Mendes, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), abriu na manhã de hoje (26/2) o  3º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontece em São Paulo, e conta com a participação do presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, e da diretora de aposentados, Cristina Valero.

Em seu discurso, o ministro Gilmar Mendes destacou a ampla participação de todos os órgãos do Poder Judiciário e das entidades de classe, a exemplo da Anamatra, na implementação do planejamento estratégico e no aperfeiçoamento do Poder Judiciário. "Celebramos a revisão de um modelo secular no qual a falta de comunicação alçava os órgãos do Judiciário à condição de ilhas isoladas", destacou ao afirmar que o intercâmbio de experiências tem sido o "motor" que vem impulsionando a construção de um novo Judiciário.

Após a solenidade de abertura, prestigiada por diversas autoridades, o evento trouxe a palestra magna, por meio de videoconferência, com o  professor Robert Kaplan, da Harvard University, criador da metodologia de gestão estratégica Balanced Score Card (BSC), que foi utilizada no desenho do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Em sua intervenção, o professor falou da visão holística que o BSC fornece à organização, a partir do momento em que faz um mapa estratégico para o sistema de execução do planejamento. Segundo o palestrante, a grande prioridade das grandes empresas e organizações em todo o mundo deve ser a excelência na execução da gestão estratégica, mesmo em época de crise. "O objetivo do BSC é ajudar a alinhar as prioridades estratégicas da organização".

Em relação ao Poder Judiciário, Kaplan sugeriu que seja feita uma avaliação, dentro do planejamento, da importância do Poder Judiciário para o Brasil. "O Poder Judiciário deve significar justiça e igualdade e não distorção", disse. Para o professor, duas prioridades devem ser assumidas pelo Poder Judiciário: igualdade entre os indivíduos, independentemente de seu status financeiro, e a redução de criminalidade, o que inclui a excelência na segurança pública. "A lei precisa ser cumprida e isso faz diferença no sucesso financeiro de um país".


Anamatra no  3º Encontro - A programação do 3º Encontro da parte da tarde trará a participação presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, que integrará o  painel com o tema “O Papel da Magistratura Nacional na Execução do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário”, que contará ainda com a participação dos presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Matos, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra