O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) se reuniu nesta quinta-feira (4/2), em sessão especial, para prestar homenagem ao ministro Vantuil Abdala, que está se aposentando e que é o atual decano da Corte.
A homenagem contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais, o presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15º Região, Flávio Landi (foto), que discursou em nome da Anamatra. O juiz Guilherme Feliciano (Amatra 15) também esteve presente à solenidade.
Em seu discurso, Flávio Landi recordou uma conversa que teve com o ministro, na qual Vantuil Abdala dizia da satisfação de ter todas as associações de magistrados do Trabalho presentes à sua posse no cargo de então presidente do TST. “A presença das associações naquela oportunidade espelhava, tenha certeza, o reconhecimento de sua trajetória de vida, de sua excepcional dedicação”, disse Flávio Landi, ao afirmar que as entidades de classe da magistratura trabalhista reconhecem a liderança do ministro em todos os cargos que ocupou, como, por exemplo, na presidência da Amatra 2 e na primeira composição do Conselho Nacional de Justiça representando a Justiça do Trabalho.
O presidente da Amatra 15 também destacou a indignação do ministro quando parlamentares cogitavam a extinção da Justiça do Trabalho. “Esses flashes são imagens eloquentes de sua dedicação à Justiça do Trabalho. É por isso que, hoje, a Anamatra fez questão de se fazer presente nesta sessão e render suas mais sinceras homenagens a V. Exa. e o faz com a certeza de reproduzir a voz de mais de três mil representados, juízes do Trabalho”, finalizou.