O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nesta segunda-feira (1º/2) a abertura do Ano Judiciário. A sessão, que foi conduzida pelo presidente da Corte, ministro Milton de Moura França, contou com a presença dos ministros do tribunal, do presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, e do presidente Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região, Gilberto Augusto Leitão Martins.
Em seu discurso, Moura França fez um balanço dos trabalhos realizados em 2009, ressaltando, entre outros pontos, o cumprimento da meta 2, que faz parte do Planejamento Estratégico para o Poder Judiciário elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça – que estabelecia o julgamento até o final de 2009, por todos os tribunais do país, de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. O ministro destacou ainda a aprovação do planejamento estratégico do TST que irá vigorar de 2010 a 2014.
Moura França também falou sobre os projetos de lei que ampliam a estrutura nos tribunais trabalhistas. “Pela primeira vez foram sancionados 17 projetos de autoria do TST criando cargos nos órgãos da Justiça do Trabalho”, comemorou o ministro sobre o número expressivo.
“Espero que possamos fazer em 2010 melhor ou igual ao que fizemos em 2009”, disse o presidente ao abrir oficialmente o Ano Judiciário.