Serão conhecidos hoje (9/12) os ganhadores da 3ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. A solenidade será realizada em Brasília, às 20h, no Porto Vittória Espaço de Eventos. Instituído pela Anamatra em 2007, o Prêmio possui três categorias – Imprensa, Instituição, e Judiciário Cidadão – e tem como objetivo valorizar as ações e atividades desenvolvidas no Brasil, realizadas por pessoas físicas e jurídicas que estejam comprometidas e que promovam, efetivamente, a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.
Na categoria Imprensa, concorrem reportagens da TV Bandeirantes (Amianto, a fibra que mata), da Sport TV/TV Globo (Escravos do século XXI) e do Correio Braziliense (O caminho da inclusão). Já na categoria Instituição, foram selecionados o Comitê de Cidadania contra a Fome, Miséria e pela Vida, do Rio Grande do Sul; o Comitê Pró-Infância, do Mato Grosso; e a Fundação de Rotarianos de São Paulo. E os trabalhos “Aprendendo Direitinho”, do ministro Eros Grau do Supremo Tribunal Federal, a “Luta pelos Direitos dos Deficientes” do servidor Ari Antonio Heck do TRT da 4ª Região, e o “Movimento Cornélio Solidária” da juíza Ziula Cristina da Silveira Sbroglio, da Vara do Trabalho de Cornélio Procópio, do Paraná, são os finalistas da categoria Judiciário Cidadão.
A Comissão de Direitos Humanos da Anamatra decidiu ainda conferir menção honrosa para dois trabalhos das categorias “Imprensa” (Inimigos de Fé, do Jornal Extra) e “Judiciário Cidadão” (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança, do procurador Antonio de Oliveira Lima, da 7ª Região). Clique aqui para ler o resumo dos trabalhos selecionados.
O vencedor de cada categoria receberá estatueta, inspirada no “Cilindro de Ciro”, e prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 6 mil. Os demais finalistas receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil para cada concorrente.
Este ano o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos conta com o patrocínio do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga e da Empresa Brasileira de Correios de Telégrafos.
O que? Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2009
Quando? 9 de dezembro, 20h
Onde? Porto Vittória Espaço de Eventos (Brasília - DF)
Mais informações:
Bárbara Nogueira e Viviane Dias
Assessoria de Imprensa - ANAMATRA
Tel.: (61) 3322-0266 /3322-0720