A Anamatra sediou no dia 25 de novembro a 3ª reunião ordinária de 2009 do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Pela Anamatra, participou o juiz André Cavalcanti, integrante da Comissão de Direitos Humanos da entidade.
Durante o encontro, os participantes fizeram uma avaliação das ações realizadas pelo Fórum que este ano completou 15 anos de existência na luta pela erradicação do trabalho infantil no Brasil. Também foram discutidas novas metas para o ano de 2010.
O juiz André Cavalcanti falou aos presentes sobre o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Anamatra, e sobre a importância da inserção da temática do trabalho infantil nessa iniciativa. O magistrado também distribuiu aos presentes exemplares da Cartilha de Combate ao Trabalho Infantil, da qual a Anamatra é parceira juntamente com o Comitê Betinho Ação da Cidadania, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, entre outras instituições.
“A magistratura trabalhista, por meio de sua associação nacional, reafirma o compromisso na luta contra o trabalho infantil. É necessário que as associações regionais compreendam a necessidade de semelhante engajamento”, ressaltou André Cavalcanti.
FNPETI. O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que é integrado por diversas entidades, entre elas a Anamatra, é uma estratégia não-governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade brasileira na luta pela prevenção e o fim da exploração do trabalho de milhões de crianças e pela proteção ao adolescente trabalhador em nosso País.