A Comissão de Direitos Humanos da Anamatra analisará, nos dias 16 e 17 de novembro, os trabalhos recebidos para a 3ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos nas categorias “Instituição”, “Judiciário Cidadão” e “Imprensa”. A reunião contará com a presença do diretor de cidadania e direitos humanos, Gabriel Napoleão Velloso Filho, e dos demais integrantes da Comissão – Andréa Nocchi (Amatra 4), André Cavalcanti (Amatra 13) e Leonardo Ely (Amatra 24).
Assim como ocorreu em 2008, para uma melhor análise técnica-estrutural da categoria “imprensa”, a seleção dessa categoria contará com a participação de um profissional da área de comunicação social. Fará a primeira triagem do material o jornalista e professor universitário Lunde Braghini que é especialista em Divulgação Científica e Tecnológica, e em Cinema e Paradoxo das Relações Estéticas e Tecnológicas pela Universidade de Brasília (UnB), além de mestre em Comunicação também pela UnB.
Os três finalistas de categoria serão escolhidos na reunião de Conselho de Representantes do dia 9 de dezembro. A solenidade de premiação acontecerá em Brasília neste mesmo dia. O vencedor de cada categoria receberá estatueta, inspirada no"Cilindro de Ciro", e prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 6 mil. Os demais finalistas (2º e 3º lugares) receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil para cada concorrente.
Este ano o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos conta com o patrocínio do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga e da Empresa Brasileira de Correios de Telégrafos.