O diretor administrativo da Anamatra, Ibrahim Alves Filho, representou a entidade no XX Congresso Brasileiro de Magistrados realizado pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), de 29 de outubro a 3 de novembro, em São Paulo. O evento teve com tema “Gestão Democrática para o Poder Judiciário”.
“O tema do evento foi apropriado para o momento que o Poder Judiciário vicencia, onde estamos todos preocupados com a questão da gestão. A atividade do magistrado não se resume aos despachos de sentenças, mas sim também às questões administrativas”, destacou o magistrado, ao ressaltar a qualidade dos conferencistas do evento. “O juiz deve ser preparado para administrar”, finalizou Ibrahim Alves Filho.
Para o presidente da AMB, Mozart Valadares, são necessárias profundas mudanças na gestão e na estrutura do sistema para garantir aos cidadãos uma prestação jurisdicional de excelência. “É preciso planejar melhor e priorizar as reais necessidades na discussão e na aplicação dos recursos financeiros. Por isso lançamos hoje uma campanha para estimular o debate e convocar cada magistrado a se envolver integralmente nesse movimento”, disse Valadares na abertura do evento.
A abertura do Congresso, que contou com a participação de 1800 pessoas, teve a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, os ministros do STF, José Antonio Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, e do Superior Tribunal de Justiça, Luís Felipe Salomão e Luiz Fux, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, Luis Antonio Marrey, representando o governador do estado, José Serra, entre outras.