A diretora de aposentados da Anamatra, Cristina Valero, esteve no último dia 26 de outubro na sede da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Amatra 8), em Belém (PA), quando se encontrou com os magistrados aposentados daquela Região. No dia seguinte, na cidade de Salinas, também no estado paraense, a magistrada participou da abertura do 1º Encontro dos Aposentados da 8ª Região, evento que ocorreu em conjunto com XII Encontro Regional dos Juízes do Trabalho do Pará.
Nas duas oportunidades, a magistrada reafirmou o compromisso com a defesa intransigente da paridade e das prerrogativas da categoria, que são também de todos os magistrados - aposentados e ativos. Falou sobre a valorização da aposentadoria que deve ser motivo de orgulho. “Não pode ser vista com um fim, mas um novo começo, o início de uma forma diferente de viver. Preencher toda aquela enorme quantidade de horas dedicadas aos julgamentos, audiências e despachos a outras atividades que tragam a mesma satisfação é a chave para o gozo saudável e feliz da aposentadoria”, disse Valero, ressaltando que para isso é preciso planejar a vida após aposentadoria.
“O fato é que os aposentados só têm a contribuir para o engrandecimento da magistratura, principalmente quando se dispõem a colocar a experiência e o conhecimento acumulados ao longo da carreira em benefício da sociedade e dos menos favorecidos, agregando-se aos projetos sociais mantidos pelas associações regionais e a Anamatra”, disse a magistrada ao referir-se ao programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) e a luta contra o trabalho escravo e infantil.