O diretor de ensino e cultura da Anamatra, Fabrício Nogueira, participou hoje (15/10) como painelista do curso de 8º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O magistrado integrou o painel com o tema “A relação profissional entre os operadores jurídicos na Justiça do Trabalho”, coordenado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) José Simpliciano, do qual também participaram o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e o subprocurador-geral do Trabalho Edson Braz da Silva. O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, também esteve presente à ocasião.
Em sua intervenção, Fabrício Nogueira, relatou um pouco de sua experiência na magistratura na 9ª Região e ressaltou a importância do trabalho da Enamat para a formação inicial dos magistrados, o que antes não ocorria. “Os desafios do início de uma carreira não são poucos”, disse, ao falar da necessidade da tranquilidade e serenidade dos magistrados, em especial, nas salas de audiência.
Sobre as relações entre os operadores jurídicos na Justiça do Trabalho, falou da importância do respeito e da compreensão. “A humildade é uma qualidade que todo magistrado deve ter, o que não pode ser confundido com subserviência”, explicou Fabrício Nogueira, conclamando os magistrados também a tentarem resolver, com sensibilidade, os dilemas éticos que carreira vão oferecer. “Precisamos ver o homem que está por detrás do conflito. O juiz deve ouvir os seus interlocutores. O arrogante é surdo”, disse.
O dirigente da Anamatra relatou ainda casos da região onde atua. O magistrado destacou, em especial, a necessidade de novos conhecimentos por parte dos magistrados, principalmente após a Emenda Constitucional nº 45, que conferiu novas competências à Justiça do Trabalho”. O juiz atual precisa ser ágil, moderno e pró-ativo. E é isso que esperamos de todos vocês”.
Movimento associativo
No dia 19 de outubro, o presidente da Anamatra estará na Enamat para falar sobre o movimento associativo na magistratura. Os novos juízes visitarão a sede da Anamatra no dia 21 de outubro. Os ministros do TST também foram convidados.
Participam do curso da Enamat juízes de nove Regiões da Justiça do Trabalho: 3ª (MG), 4ª (RS), 5ª (BA), 8ª (AP/PA), 9ª (PR), 10ª (DF/TO), 15ª (Campinas/SP), 16ª (MA) e 23ª (MT).