O programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da Anamatra foi apresentado ontem (13/10) aos 51 juízes-alunos do 8º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
Coube ao juiz do Trabalho da 4ª Região Gustavo Vieira, integrante da Comissão Nacional do TJC, falar sobre as diretrizes e organização do programa. Os novos magistrados conheceram a iniciativa da Anamatra, quando foi exibido um vídeo revelando como essa atividade se desenvolve em nível nacional, além de receberem uma pasta contendo materiais distribuídos pelo Programa, como: dvd sobre o TJC, cd com fotos, a cartilha do trabalhador e informativos com o passo a passo de como aplicar o programa e com dados e históricos. Os novos juízes receberam ainda um convite para visitar a Anamatra no dia 21 de outubro quando serão apresentados à entidade e conhecerão um pouco do movimento associativo.
Além de falar sobre o TJC, Gustavo Vieira ressaltou o fato de os juízes estarem engajados em causas sociais. “A magistratura do Trabalho tem uma ligação visceral com a sociedade. Não é possível que as nossas ações tenham limite no nosso gabinete ou em nossas audiências”, disse, ao ressaltar que a Resolução nº 70 do Conselho Nacional de Justiça diz expressamente que o Poder Judiciário tem responsabilidade social a ser cumprida.
A apresentação do programa TJC estava inserida no painel “Relacionamento com a sociedade e a mídia”, que foi coordenado pelo desembargador da 10ª Região Douglas Alencar Rodrigues, convocado ao Tribunal Superior do Trabalho, e que teve ainda palestra do desembargador aposentado Márcio Túlio da 3ª Região.Participam do curso da Enamat juízes de nove Regiões da Justiça do Trabalho: 3ª (MG), 4ª (RS), 5ª (BA), 8ª (AP/PA), 9ª (PR), 10ª (DF/TO), 15ª (CAMPINAS/ SP), 16ª (MA) e 23ª (MT).
Palestra – A Anamatra foi convidada ainda para fazer parte do painel “A relação profissional entre os operadores jurídicos na Justiça do Trabalho”, que será realizado amanhã (15/10) na Enamat. O diretor de ensino e cultura da Anamatra, Fabrício Nicolau Nogueira, representará a entidade.