A aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho da Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 19ª Região (Ematra 19) e do Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama) - com o apoio da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19)-, foi realizada na última sexta-feira (2/10) e contou com cerca de 70 participantes, entre alunos do curso, servidores, advogados e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região.
O presidente da Amatra 19,
O coordenador de pós-graduação da Cesama, professor Júlio Lopes, garantiu que o projeto é um marco na formação jurídica alagoana. “Estamos historicamente dando um novo passo na área jurídica de Alagoas ao criar o curso com fundamentos constitucionais, onde o quadro de professores vai fazer a diferença do nosso trabalho”, garantiu Júlio Lopes.
Na oportunidade, o presidente do TRT 19, desembargador Nova Moreira assinou o convênio das escolas realizadoras do curso com o Tribunal
O convidado da noite para proferir a aula inaugural, com o tema “Hermenêutica Constitucional e Direito do Trabalho”, foi o procurador do Ministério Público da 5ª Região e professor-adjunto de Direito Constitucional da UFBA, Manoel Jorge e Silva Neto. O professor agradeceu a honraria de ter sido escolhido para ministrar
“Falar sobre o tema dessa aula, é falar de algo natural, é falar do registro de uma realidade que está se pondo e pode ser observada pelos quem têm o mínimo de sensibilidade para perceber o que está acontecendo com o Direito no Brasil”, explicou o palestrante ao introduzir o tema “Hermenêutica Constitucional e Direito do Trabalho”.
Ainda durante o evento, foi lançada a 5ª edição do livro “Curso de Direito Constitucional”, também do professor Manoel Jorge e um exemplar da obra foi sorteado entre os alunos.