Professor Joaquin Herrera Flores ministrando a primeira aula da UPO na Anamatra em junho de 2008
A Anamatra lamentou em nota o falecimento do professor espanhol Joaquin Herrera Flores, ocorrido em Sevilla na manhã de hoje (2/10). O acadêmico foi vítima de complicações decorrentes de cirurgia cardíaca a que se submeteu no dia 14 de setembro. Atuante da área de direitos humanos em todo o mundo, Herrera era doutor em Direito pela Universidade de Sevilla e coordenava o programa de pós-graduação em direitos humanos e desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide (UPO), com a qual a Anamatra mantém convênio para o curso de Especialização em Teoria Critica dos Direitos Humanos: Globalização e Direitos.
“Joaquin Herrera foi mais que um brilhante professor e acadêmico, foi um exemplo de ser humano, comprometido com a emancipação e a construção de um mundo justo, solidário e democrático. Temos todos, tendo ou não contado com o privilégio de conviver com ele, a obrigação de divulgar suas ideias em prol da construção desse projeto coletivo, com o resgate dos direitos humanos como critério norteador de nossa prática, em todos os âmbitos de nossa vida pessoal e profissional”, afirma a juíza do Trabalho Luciana Caplan, da 15ª Região, uma das coordenadoras acadêmicas do curso oferecido pela Anamatra a seus associados.
“A vida continuará, queiramos ou não, depois de nossa passagem por ela. Os bosques seguirão produzindo oxigênio e frutos. Os mares continuarão nos proporcionando chuva e sal. As pessoas que amamos seguirão nos amando, talvez ainda mais do que quando estávamos aqui com eles. A árvore, a gota de água, o sentimento de amor estarão sempre aí colorindo a vida com todas as cores do arcoíris e com todas as misérias de nossas necessidades. Nada é mais alto ou menor. Tudo é o vivo, o que perdura, o que nos acolhe e nos recolhe."
(Algumas das últimas palavras do Profº Joaquin)
________
NOTA DE PESAR
Com profunda tristeza e sentimentos fraternos a ANAMATRA recebe e transmite a notícia do falecimento, no dia de hoje (2/10) em Sevilla (Espanha), do professor Joaquin Herrera Flores, da Universidade Pablo de Olavide (UPO), instituição com a qual a Anamatra mantém convênio para realização do curso de Especialização em Teoria Critica dos Direitos Humanos: Globalização e Direitos, coordenado pelo professor.
Reiterando o apreço e a admiração por Joaquin Herrera e agradecendo sua inestimável contribuição para os juízes do Trabalho em todo o Brasil nos estudos dos direitos humanos, a Anamatra presta suas condolências aos familiares e amigos neste momento de infortúnio.
Brasília/DF, 2 de outubro de 2009.
LUCIANO ATHAYDE CHAVES
Presidente da ANAMATRA