Da esq. para dir. ministro Caputo Bastos, Luciano Athayde e Ricardo Teixeira
O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, participou ontem (20/8) da solenidade de abertura do II Encontro Nacional sobre Legislação Esportivo-Trabalhista, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), sob a coordenação geral do ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos. Integrantes do Conselho de Representantes da Anamatra e diversos juízes do Trabalho também compareceram à solenidade.
O encontro discutirá, durante todo o dia de hoje (21/8), os vários aspectos relacionados à prática esportiva profissional dos atletas de futebol. A abertura do evento contou com a participação de várias autoridades, entre elas o ministro de Estado dos Esportes, Orlando Silva, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, além de ministros do TST e outros tribunais superiores.
“A proposta do evento é aprofundar o debate sobre o mundo jurídico-desportivo, envolvendo magistrados, advogados e especialistas,” explicou o presidente do TST, ministro Moura França, na abertura do evento. Segundo o magistrado, o futebol é uma importante fonte geradora de emprego, mas também de conflitos trabalhistas entre jogadores, clubes e outros segmentos que, direta ou indiretamente, com ele mantém relacionamento.
Luciano Athayde também fez sua saudação para os congressistas, onde afirmou que o mundo jurídico-desportivo é uma área pouco conhecida pelos magistrados. “Os juízes do Trabalho estão aqui na perspectiva de reconhecer que a legislação esportivo-trabalhista é um marco regulatório na justiça de nosso país”, afirmou. “Acredito que o evento contribuirá para o desenvolvimento de uma teoria dessa legislação, possibilitando uma maior distribuição da justiça, em uma área tão assimétrica”, disse.
Clique aqui e acesse o site oficial do evento, que traz diversas notícias publicadas pelo TST acerca da jurisprudência do Tribunal sobre os temas ligados à área esportiva.