O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, prestigiou nesta quarta-feira (22/7) a posse do novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A solenidade, que aconteceu no auditório da Procuradoria, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em seu discurso de posse, o novo procurador-geral afirmou que irá, assim como a Constituição brasileira estabelece nas atribuições do Ministério Público, contribuir para o fortalecimento das instituições republicanas. “O Legislativo, o Executivo e o Judiciário podem contar com a firme colaboração para o desempenho de suas missões constitucionais”, disse ao afirmar que o órgão a despeito de não se afastar do exato cumprimento do dever de apurar desmandos e desvios na conduta dos agentes públicos, não se prestará a servir de instrumento do enfraquecimento institucional de qualquer um dos poderes.
Já o presidente Lula, ao ressaltar a carreira e os conhecimentos jurídicos de Roberto Gurgel, disse que “um dos maiores desafios será o de contribuir para o aprimoramento da justiça brasileira”.
Compareceram também à solenidade entre outras autoridades, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e diversos presidentes de entidades de classe da magistratura e do Ministério Público.