O presidente e o vice-presidente da Anamatra, respectivamente, Luciano Athayde Chaves e Renato Henry Sant’Anna, estiveram reunidos nesta segunda-feira (20/7) com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Na audiência, os dirigentes da Anamatra debateram com o ministro diversas questões relacionadas com a área orçamentária. O presidente da Amatra 9, Bráulio Gabriel Gusmão, também participou da reunião.
O presidente da Anamatra ressaltou que está em curso uma mudança de paradigma no que se refere à construção do orçamento do Poder Judiciário. Segundo Luciano Athayde, "as resoluções 70 e 79 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realçam o papel dos magistrados e das associações na elaboração e execução dos orçamentos dos tribunais".
Os dirigentes associativos propuseram ao ministro, ainda, a construção de uma parceria institucional com a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) para a melhor capacitação dos magistrados em assuntos orçamentários e de finanças públicas, o que será, segundo o ministro, encaminhado pelo Ministério junto à Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP).