O presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, participou no mês de março do lançamento do livro “História e histórias – Amatra 1". Criada em 1963, a Amatra 1 completou 45 anos em 2008, e diante da necessidade de imortalizar os fatos e atos da entidade foi produzida a publicação. Na ocasião, Montesso falou sobre a satisfação de ver o livro, um projeto idealizado durante a sua gestão como presidente da Amatra 1, se concretizar.
Os autores da obra são os ex-presidentes e diretores, além da jornalista Roberta Jansen. Desde Feliciano Mathias, que conta a origem da Associação – quando os associados tinham que fazer uma "vaquinha" para custear uma viagem num fusca de alguns diretores até Brasília, para defenderem um projeto de lei de interesse do Tribunal da 1ª Região –, até Nélie Oliveira Perbeils, antecessora da atual presidente, que vivenciou problemas que tocam os magistrados até hoje.
O autor de cada texto dá a sua visão do momento em que estiveram à frente da Associação. São textos reveladores, curiosos, alguns nostálgicos, outros hilariantes; falam de ganhos e de perdas, contam "causos", registram fatos. “A Amatra 1 e seus associados mereciam este livro”, declarou Luciana Neves, atual presidente da entidade.
Mais de 150 convidados compareceram ao evento de lançamento do livro, que foi realizado no dia 19 de março no Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. “É um marco na minha gestão, um projeto que envolveu diversas pessoas que, carinhosamente, contribuíram para que pudéssemos torná-lo possível”, afirmou Luciana diante de magistrados, procuradores, advogados e outros presentes à solenidade. Discursaram ainda Gustavo Tadeu Alkmim, membro do Conselho Editorial da Amatra 1, que falou sobre o processo de elaboração da obra, o juiz aposentado José Fiorencio Junior, autor de um dos primeiros depoimentos que fala sobre a formação da Associação e a juíza Maria José Aguiar, diretora do Centro Cultural do TRT Rio, que também escreve no livro.