O presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, participou, nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, da reunião do Fórum para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, do qual a Anamatra é uma das entidades integrantes. A I Conferência Nacional de Segurança Pública foi um dos pontos debatidos durante o encontro. O evento, que será promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, acontecerá em agosto deste ano.
Para Cláudio Montesso todo o tipo de violência que envolve o trabalho também merece discussão no Fórum. Ele citou o assédio moral, o trabalho escravo e infantil como alguns exemplos. “Precisamos resgatar o valor ético do trabalho como um importante instrumento de promoção da cidadania e dos direitos fundamentais”, afirmou lembrando que na próxima gestão da Anamatra a entidade terá uma diretoria exclusiva para questões relacionadas aos direitos humanos, a diretoria de Cidadania e Direitos Humanos.
O Fórum tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e suas instituições públicas, para combater a banalização da violência e da impunidade e, principalmente, em favor da paz, fomentando uma cultura de harmonia e convivência respeitosa entre os cidadãos, considerando para tanto a diversidade econômica, social, étnica e cultural.
A reunião aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB e contou com a participação de representantes da OAB, entre eles Raul Navegantes, do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, da OAB-DF e vários outros segmentos da sociedade civil organizada.
Saiba mais sobre o movimento Brasil Contra a Violência - http://www.oab.org.br/brasilcontraviolencia/default.html