O presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, participou, no dia 27 de novembro, do seminário “Velhos e Novos Direitos do Trabalho – Diálogo Brasil-Itália”, no qual abordou as “Experiências recentes em defesa do Direito do Trabalho”. O evento contou também com a participação do ex-presidente da Anamatra e atual presidente da Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho (ALJT), Hugo Melo, que ministrou palestra sobre “A Construção dos direitos do Trabalho”.
O objetivo do seminário foi recuperar a história da construção dos direitos trabalhistas, as lutas que marcaram essa história, e refletir sobre o que se preservou, em que se avançou, o que se perdeu, e também o que se quer conquistar a mais nesse campo. O evento realizado pelo Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (Amorj) teve a parceria da Revista Forum Democrático e o apoio de outras instituições, entre elas, o Instituto Italiano de Cultura.
Segundo a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Amorj, Elina Pessanha, incluir a Itália nesse debate fez muito sentido, porque freqüentemente atribui-se a Vargas não só a “criação” da legislação trabalhista, como a sua consolidação (CLT) enquanto cópia da Carta Del Lavoro do regime fascista italiano. “Hoje, quando a União Européia implementa mudanças importantes sobre as relações de trabalho e discute as políticas de `flexiseguridade` frente às especificidades nacionais, o diálogo com a Itália pode ser - em função das proximidades e também das distâncias -, muito produtivo para ambos os países”, afirmou Pessanha, que esteve à frente da organização do evento.