A Anamatra realizará no próximo dia 10 de dezembro, às 20h, no Porto Vittória Espaço de Eventos (Brasília - DF), a solenidade de entrega da segunda edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos e a festa anual de confraternização da entidade. Instituído pela Anamatra em 2007, o Prêmio está em sua segunda edição e possui três categorias - Imprensa, Instituição, e Judiciário Cidadão.
O objetivo da entidade, que representa nacionalmente mais de 3.500 juízes do trabalho em todo o Brasil, é distinguir por meio do Prêmio a ampla diversidade de atores e ações que são desenvolvidas no Brasil com o esforço e intenso comprometimento de pessoas físicas e jurídicas na promoção e defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.
O vencedor em cada categoria, só será conhecido no momento da entrega, no dia 10 de dezembro.
Os finalistas na categoria “Judiciário Cidadão” são: “Projeto de inclusão digital – e-Saber” do TRT da 13ª Região; “Biblioteca para todos” do juiz do trabalho substituto da 9ª Região José Vinícius de Sousa Rocha; e o “Projeto Missão Ubaré”, do procurador do trabalho Audaliphal Hildebrando da Silva.
Na categoria “Instituição” concorrem ao prêmio: a Clínica Esperança de Amparo à Criança; o Comitê Betinho: Cidadania, Solidariedade e Inclusão Social; e a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT).
Pela categoria “Imprensa” são: a reportagem “O Infiltrado: A PM por dentro” realizada pelo jornalista da Folha de São Paulo Rafael Gomide; o programa de rádio “CBN e o seu trabalho”, coordenado pela consultora Ana Paula Tauceda; e a reportagem “Os anti-heróis – o submundo da cana”, produzida pelos jornalistas da Folha de São Paulo Mário Magalhães e Joel Silva.