O professor Denis Maracci Gimenez, docente do Instituto de Economia da Unicamp, e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit/Unicamp), ministrou aula, no dia de hoje (21/11), para os magistrados do "Curso de Especialização em Teoria Crítica dos Direitos Humanos: Globalização e Direitos". O curso é fundado na experiência, tradição e metodologia do "Programa Máster y Doctorado en Derechos Humanos y Desarrollo", da Universidade Pablo de Olavide (UPO), e é fruto de convênio da Anamatra com a instituição.
A aula de Maracci teve como tema “Direitos Humanos e Economia do Trabalho”, na qual o professor fez um histórico da trajetória econômica do Brasil, citando, entre outros pontos, a evolução dos direitos. “O progresso, ou seja, o desenvolvimento capitalista foi um dos elementos decisivos para os avanços sociais e a efetivação dos direitos humanos ao longo do século XX”, afirmou. Outro tópico da aula foi a crise econômica mundial.
Os magistrados vieram à Brasília para este que é o segundo encontro presencial, de um total de três, que fazem parte da grade curricular do curso da Universidade Pablo de Olavide. No dia de ontem, a aula foi com o juiz Jorge Luiz Souto Maior, da 15ª Região, e teve como tema “O Direito do Trabalho como Direito Fundamental”.
O curso, que terminará no dia 30 de junho de 2009, é destinado aos associados da Anamatra e da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho (ALJT) e conta com a utilização de plataformas virtuais pela internet, bem como eventos presenciais no Brasil, a exemplo dos que aconteceram ontem e hoje. O curso será certificado como Master pelo Colégio de América de La Universidad Pablo de Olavide e convalidado como Especialização pelas Faculdades Integradas do Brasil – UniBr.