O presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, o vice-presidente, Luciano Athayde Chaves, dirigentes e membros do Conselho de Representantes da entidade participaram ontem (23/01) da abertura do V Fórum Mundial de Juízes, que este ano acontece em Belém, no Pará, e vai até amanhã (25/01).
Montesso, ao discursar no Fórum, que tem como temática "Judiciário, Meio Ambiente e Direitos Humanos", lembrou que o evento está sendo realizado diante de uma crise econômica que tem como conseqüência uma onda de demissões no país. “O Fórum discute fatos importantes como o meio ambiente e direitos humanos e deve debater, também, no momento em que se apregoa a flexibilização da legislação trabalhista, os direitos do trabalhador”, disse ressaltando que é o que os magistrados do trabalho esperam neste V Fórum Mundial.
Participaram do primeiro dia do evento, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que falou das iniciativas do estado para conter o desmatamento na região, presidentes de diversas entidades e de órgãos do Poder Judiciário, entre outras autoridades.
Conferência de abertura - A abertura do Fórum realizada pelo membro do Conselho Fiscal da Anamatra e presidente da Amatra 8, Gabriel Napoleão Velloso Filho, teve como primeiro conferencista o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, sobre “O STF e os 20 anos da Constituição”. “Nenhum país do mundo tem uma Constituição tão avançada como a brasileira", afirmou o ministro exaltando a Carta Magna como `antecipadora` de fatos e valores. No que se refere aos direitos sociais, Ayres Britto citou a Justiça do Trabalho como o ramo do Judiciário mais preocupado com as questões sociais.
Último dia do Fórum tem palestra do juiz que processou o ex-ditador Augusto Pinochet - Amanhã (25/01), último dia do Fórum, uma das palestras a ser proferida será a do juiz do Chile Juan Guzmán, que abordará “A intervenção do Poder Judiciário durante e após a ditadura militar de 1973 a 1990”. Juan é o magistrado chileno que processou o ex-ditador Augusto Pinochet, acusado de tortura e seqüestro qualificado, durante a ditadura militar.