Diretora da Amatra 9 acompanha pagamento de acordo coletivo de R$ 2,5mi em Guarapuava

Juíza Marieta Jesusa da Silva Arretche, acompanhou cumprimento da primeira parte do Acordo Coletivo

A diretora de prerrogativas e reivindicações da Amatra 9, Marieta Jesusa da Silva Arretche, acompanhou, na tarde do dia 30 de julho, o cumprimento da primeira parte do Acordo Coletivo no valor de 2,5 milhões de reais a título de indenização por dano moral coletivo em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná contra a empresa GVA/Madeirit, localizada em Guarapuava. O pagamento foi revertido na doação de bens para a Fundação de Bem-Estar do Menor de Guarapuava, sendo dez microcomputadores, três impressoras, uma antena parabólica, dez televisores de vinte polegadas, dez máquinas de lavar roupas, dez máquinas de secar roupas e mais a quantia de 50 mil reais em dinheiro.

 

Também estiveram presentes no ato da entrega dos bens o juiz Mauro Cesar Soares Pacheco, titular da 1ª Vara do Trabalho de Guarapuava, a juíza de Direito e diretora do Fórum da Comarca de Guarapuava Christine Kampmann Bittencourt e a procuradora do Trabalho da 9ª Região Mariana Flesh Fortes.

 

HISTÓRICO
A indústria GVA/Madeirit desrespeitava direitos essenciais dos funcionários, como o pagamento de salários, o recolhimento previdenciário e das verbas rescisórias. Em agosto de 2006, logo após assumir a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Guarapuava, a diretora da Amatra IX, em decisão fundamentada nos princípios constitucionais, em especial o da dignidade da pessoa humana, decretou a intervenção na empresa Madeirit S.A. A juíza decidiu pelo afastamento dos diretores da administração  da empresa, tornando indisponíveis todos os bens. A decisão da VT foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

 

O acordo proposto pela magistrada, em audiência realizada no dia 20 de maio, estipula que o valor da indenização seja revertida em bens à entidades sociais do município. Outra exigência é que sejam doadas, como parte da indenização, ambulâncias a alguns municípios da região (Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo), além de uma UTI móvel e equipamentos de saúde para Guarapuava.


 

__________________________________
* Com informações da Amatra 9

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra