Os juízes do trabalho brasileiros, representados pela Anamatra, lamentaram o falecimento do jurista uruguaio Américo Plá Rodriguez, ocorrido no dia de ontem (22/07). O catedrático, advogado trabalhista e professor deixa uma vasta contribuição à história do Direito do Trabalho, com importantes obras publicadas, entre elas o clássico “Princípios de Direito do Trabalho”. Nascido no Uruguai, Plá Rodrigues influenciou importante parte dos juristas trabalhistas da América Latina, sobretudo a partir da década de 70.
O falecimento de Américo Plá Rodriguez enlutou a comunidade jurídica latino-americana que, assim como a Anamatra, emitiu notas de pesar, a exemplo da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho (ALJT), da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e da Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (ALAL).
_________
NOTA DE PESAR - ANAMATRA
Com profunda tristeza e sentimentos fraternos, a ANAMATRA recebe e transmite a notícia do falecimento do Dr. Américo Plá Rodriguez.
A ANAMATRA presta suas condolências aos familiares e amigos do Ilustre Jurista, Catedrático e Advogado Trabalhista, o qual deixa como contribuição à humanidade, numerosos livros na área do Direito do Trabalho, dentre os quais de destaca o clássico da literatura trabalhista: “Princípios de Direito do Trabalho”.
Brasília/DF, 23 de julho de 2008.
JOÃO BOSCO DE BARCELOS COURA
Presidente em exercício da ANAMATRA