Começa amanhã, 21 de novembro, e se estende até a sexta-feira a 1ª Jornada de Direito Material e Processual na Justiça do Trabalho. O evento - promovido e organizado pelo TST, a Anamatra e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) com o apoio do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA) - propiciará a bacharéis em Direito de várias partes do Brasil um foro legítimo e necessário ao debate das grandes questões do Direito do Trabalho e de outras matérias afetas à competência do Judiciário Trabalhista.
A Jornada vem sendo organizada há vários meses, onde bacharéis de várias partes do Brasil tiveram oportunidade de enviar à Anamatra propostas de enunciados sobre diversos temas ligados ao judiciário trabalhista. Ao todo, mais de 300 propostas foram recebidas e cerca de 140 foram aprovadas pela Comissão Científica da Jornada. "A Anamatra ficou gratificada com a resposta do mundo jurídico trabalhista ao convite para participação na Jornada, demonstrando o interesse da magistratura e outros segmentos em discutir o avanço do Direito do Trabalho", afirma a diretora de ensino e cultura da Anamatra, juíza Fátima Stern
"O evento propõe-se a estimular a reflexão por meio de qualificado debate, bem como estabelecer os novos paradigmas sob panorama doutrinário que atendam a essa nova ordem arduamente conquistada", afirma o presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso. Para o ministro do TST Carlos Alberto Reis de Paula, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENAMAT), a proposta da Jornada é promover o debate de questões relevantes e gerar uma reflexão nos operadores do Direito. "Muitas questões emergentes, reflexo da ampliação da competência, ainda não chegaram ao TST", afirmou.
Programação
A abertura da Jornada acontece amanhã (21), na Sala de
Sessões do Pleno (TST) com a palestra "O Direito do
Trabalho e a Realidade Brasileira", ministrada pelo
ministro aposentado José Luciano de Castilho, na sala
de Sessões do Pleno do Tribunal Superior do Trabalho
(TST), em Brasília.
"Nós conhecemos tudo, menos a
realidade brasileira. Não é uma questão
da Justiça do Trabalho, mas de toda a sociedade
brasileira. Nós temos um complexo de inferioridade
cultural que precisa ser rompido. Nosso orgulho
nacional é muito reduzido e preso às realidades do
futebol e samba", alertou o ministro.
A 1ª Jornada segue nos dias 22 e 23 de novembro, também no TST, onde vão acontecer, respectivamente, as discussões dos enunciados pelas Comissões Temáticas (salas das Turmas), e a Plenária (Pleno), que encerra o evento.
Mais informações sobre a Jornada e seus participantes: www.a namatra.org.br/jornada
______________________
O que?
1ª Jornada de Direito Material e Processual na Justiça
do Trabalho
Onde?
Tribunal Superior do Trabalho, Brasília
Quando?
21 de novembro - 19h
22 e 23 de novembro - 8h30 às 19h
Contato:
Assessoria de Imprensa - Anamatra
Viviane Dias - (61) 8121-2649
Luana Nogueira - (61) 8118-9042