A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) recebeu, nesta segunda-feira (26/11), a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas na categoria comendador. A Ordem do Mérito do Trabalho é uma condecoração criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para homenagear as personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento e modernização das relações de trabalho no país. A entrega da medalha aconteceu no auditório da Confederação Nacional do Comércio durante as comemorações pelos 77 anos do Ministério.
Para o presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, a condecoração é uma honra para a entidade, pois representa o reconhecimento da sociedade e do Ministério do Trabalho pela atuação da Anamatra defesa do Direito do Trabalho. "É uma homenagem à Anamatra pelo trabalho que ela exerce fora do mundo do processo e também a todos os juízes do trabalho que, diariamente, se defrontam com milhões de ações".
Em seu discurso, o ministro do trabalho, Carlos Lupi, ressaltou a importância da Ordem do Mérito, e lembrou dos ideais e da herança do ex-presidente Getúlio Vargas aos trabalhadores brasileiros. "A cara do Ministério do Trabalho é a cara de Getúlio Vargas, um estadista que pensou um Brasil grande", disse. "Essa medalha é para quem faz jus ao seu trabalho. A todos vocês homenageados, a intenção é marcar o foco do trabalho do empresário, da justiça, dos trabalhadores em geral e, em especial, do sindicalismo", afirmou Lupi. "A Anamatra foi escolhida pelo belo trabalho que desenvolve em todo o Brasil em defesa dos trabalhadores, pela luta que trava no combate ao trabalho infantil e escravo, e por ser uma parceira imprescindível do Ministério do Trabalho", ressaltou.
Trinta personalidades e entidades foram homenageadas pelo MTE, entre elas o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, a procuradora regional do Trabalho, Sandra Lia Simon, o subprocurador-geral do Trabalho, Luiz Antonio Camargo, e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).
Os juízes Grijalbo Coutinho e José Ribamar com
o ministro Carlos Lupi e os homenageados Cláudio
Montesso (Anamatra) e o ministro Luiz Philippe Vieira
de Mello Filho