A Anamatra realizou, no dia 11de novembro, o 2º
Encontro Nacional de Ensino e Cultura, com a presença
dos diretores da área cultural de cada entidade
regional, bem como os diretores das escolas
associativas. O evento foi coordenado pela diretora de
ensino e cultura da Anamatra, Fátima Stern, e a
abertura contou com a palestra do do ministro Carlos
Alberto Reis de Paula, diretor da Escola Nacional de
Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho
(ENAMAT). O ministro aposentado do TST, Luciano de
Castilho, membro da Comissão de Formação e
Aperfeiçoamento da Magistratura da Anamatra, também
participou do evento, assim como a juíza Graça
Freitas, presidente do Conselho Nacional das Escolas de
Magistratura do Trabalho (CONEMATRA).
Na ocasião, os magistrados compartilharam as experiências na área de ensino e cultura de cada região e relataram ao ministro Carlos Alberto as experiências vivenciadas pelas escolas associativas, presentes em várias regiões do país. Os magistrados também discutiram questões pedagógicas e o planejamento de ações coletivas entre as Amatras e a Anamatra na área cultural.
Para o juiz Adib Salim, diretor cultural da Amatra 17 (ES), o encontro foi fértil em debates e contribuiu para o avanço dos estudos feitos pela Anamatra sobre a formação do magistrado e seu aperfeiçoamento. "Foi muito proveitosa a palestra proferida pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula e sua sensibilidade em abrir oportunidade para cada Amatra relatar suas experiências quando aos projetos culturais e de ensino desenvolvidos em cada Região", afirmou.
Para a diretora de ensino e cultura da Anamatra, a importância do encontro é travar diálogos sistematizados que possibilitem uma atuação direcionada da Comissão de Aperfeiçoamento da Anamatra."Queremos estar prontos para responder aos grandes desafios da atualidade no que concerne à formação do magistrado, matéria do maior relevo social porque concede aos juízes as necessárias ferramentas para a melhor prestação jurisdicional", afirmou.