Vai até sexta-feira, dia 26 de setembro, o prazo final para as inscrições para o Prêmio Anamatra Direitos Humanos 2008. O Prêmio destina-se a pessoas físicas e jurídicas que tenham realizado ações concretas de garantia e promoção de direitos humanos, de inclusão social de deficientes físicos, de proteção à infância e adolescência, de combate ao trabalho infantil, escravo e degradante, e de proteção ao idoso.
Com três categorias - Instituição, Judiciário Cidadão e Imprensa - a premiação, assim como ocorreu em 2007, buscará distinguir a ampla diversidade de atores e ações que são desenvolvidas no Brasil na promoção e defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.
O vencedor de cada categoria, que terá três finalistas, receberá a estatueta "Cilindro de Ciro" e prêmio em dinheiro no valor líquido de R$ 5 mil. Os demais finalistas receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil, para cada concorrente.
De acordo com o regulamento, a categoria "Instituição" premiará a atuação de entidades não-governamentais ou de empresa brasileira que desenvolvam projeto e ações concretas na promoção dos direitos humanos.
Na categoria "Judiciário Cidadão", o prêmio contemplará a atuação de pessoas físicas ligadas às instâncias judiciárias, órgãos ou departamentos do Poder Judiciário, em ações e projetos de direitos humanos não relacionados à atividade jurisdicional.
Na categoria "Imprensa", o prêmio será dado a pessoas físicas ou jurídicas que tenham produzido matérias jornalísticas ou campanhas publicitárias que abranjam a conscientização e a defesa dos direitos humanos, na forma descrita no regulamento do Prêmio.