No dia 5 de marco, o presidente da Anamatra, Cláudio José Montesso, e a diretora de comunicação, Eulaide Lins, entregaram ao ministro do STF, Gilmar Mendes, o "Caderno de propostas da Anamatra para o Estatuto da Magistratura". O ministro preside, no âmbito do Supremo, uma comissão responsável pela elaboração do novo texto do Estatuto, a ser enviado ao Congresso Nacional.
O caderno de propostas é fruto de um trabalho conjunto de dirigentes da Anamatra e será entregue também ao relator do projeto, ministro Cezar Peluzzo. "A metodologia utilizada pela entidade ao elaborar o documento foi a de estabelecer um elenco das matérias mais importantes que possam permitir o desempenho da magistratura com qualidade e independência funcional", afirma a diretora de comunicação da Anamatra, Eulaide Lins, uma das coordenadoras da redação do caderno, juntamente com o diretor de direitos e prerrogativas, Marco Freitas.
Convite ao 14º Conamat
No mesmo dia, os dirigentes da Anamatra levaram ao ministro Gilmar Mendes, bem como aos ministros do TST, Rider Nogueira de Brito e Milton de Moura França, convite para a participação no XIV Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que acontece dos dias 29 de abril a 02 de maio, em Manaus, com o tema central "O Homem, o Trabalho e o Meio: uma Visão Jurídica e Sociológica".
Os ministros do STF e TST ressaltaram para os dirigentes da Anamatra a importância da realização do evento e ficaram de confirmar a presença nos próximos dias.