Com objetivo de ensinar e conscientizar as crianças brasileiras sobre a existência e função do Poder Judiciário, os Estúdios Maurício de Sousa juntamente com o Supremo Tribunal Federal (STF), lançaram nesta terça-feira (16), mais uma edição da campanha "A Turma da Mônica e o Poder Judiciário".
Durante o lançamento, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, ressaltou a importância da informação para a cidadania brasileira. É fundamental que a sociedade tenha cada vez mais informações verdadeiras sobre o funcionamento e a atuação da Justiça brasileira, com o que a cidadania se fortalece".
O criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, participou da cerimônia por videoconferência, e destacou que a campanha irá ajudar as crianças e as famílias a conhecerem melhor o Judiciário. "O trabalho foi feito com muito carinho e responsabilidade. Com a formação do cidadão ciente dos seus direitos fundamentais é que construímos uma sociedade mais justa", assinalou.
Lançamento da campanha "Turma da Mônica e o Poder Judiciário". Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Fux ressaltou que o objetivo é levar a mensagem de que cada cidadão tem responsabilidade com um ambiente social saudável, sem disseminação de ódio e sem o repasse de notícias falsas sobre pessoas e instituições, tendo em vista que a desinformação tem sido um grande desafio para a população brasileira.
"Por meio do brilhante trabalho realizado pelos Estúdios Maurício de Sousa, o Poder Judiciário, unido, atua para repassar informações corretas e ajudar a criar uma consciência nas crianças sobre como funciona cada ramo da Justiça e o STF. Tudo isso de maneira lúdica, que somente a Turma da Mônica consegue fazer".
Essa é a quarta edição do projeto, que irá distribuir revista em quadrinhos, nas versões impressa e digital, além de quatro vídeos animados e 16 tirinhas voltadas para as redes sociais.
O conteúdo foi produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), segundo o STF, sem custo aos cofres públicos.
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) selecionou escolas de todo o país para receber o conteúdo, o foco são os alunos do ensino fundamental.
As emissoras de televisão vão receber os vídeos para que reproduzam gratuitamente como conteúdo de utilidade pública, além de serem reproduzidos nas redes sociais.
Fux anunciou que a Turma da Mônica será protagonista de um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidido por ele, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa ajudar no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. O gibi será lançado em abril.(
Todo o material da campanha as peças da campanha Turma da Mônica e o Poder Judiciário". estará disponível no portal do Supremo, na seção "STF Mirim", que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil. Com informações STF)