O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou uma parceria com a Turma da Mônica para explicar, especialmente para jovens e crianças, o funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro. A campanha, apresentada nesta quarta-feira (16/3), reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O objetivo é distribuir o material em todas as escolas do país, além da divulgação na internet e na televisão.
Produzida pelos Estúdios Maurício de Souza, a iniciativa tem patrocínio da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), sem custo aos cofres públicos.
Na cerimônia de apresentação, o presidente do STF, Luiz Fux, destacou que o trabalho é fundamental para entender a função do Judiciário e não cair nas armadilhas das fake news. "A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos. Posições extremadas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente, vêm tentando contra as instituições e a justiça brasileira, em especial, a Suprema Corte", afirmou.
Escolas
Essa não é a primeira vez que a Corte firma parceria com os Estúdios Maurício de Souza. A primeira ocorreu em 2008, durante a assinatura de um convênio com o Senado Federal sobre acessibilidade. Outra campanha também aconteceu em 2015.
Nesta edição, o material será entregue nas escolas. "Vai ser distribuído em todas as secretarias municipais de Educação", reforçou Fux.
No STF, a campanha integra as estratégias do Programa Carta Aberta (PCA) e do Programa de Combate à Desinformação (PCD). Todo material da campanha está disponível no portal do STF, na seção "STF Mirim", que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil.