O Supremo Tribunal Federal (STF) e as principais associações de magistrados do Brasil lançaram nesta quarta-feira (16), em parceria com os Estúdios Maurício de Sousa, a campanha "Turma da Mônica e o Poder Judiciário", com o objetivo de explicar melhor o funcionamento de cada ramo da Justiça e também de combater a desinformação.
O lançamento ocorreu em cerimônia na Primeira Turma da Corte. O presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, afirmou que a iniciativa chega em um momento em que o país vive um contexto social de "posições extremadas". Ele argumentou que "educação se faz com informação".
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Revista da parceria entre a Turma da Mônica e o Supremo Tribunal Federal (STF) -/p>
"A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos, com posições extremadas de pessoas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente vêm atentando contra a credibilidade das instituições da Justiça, em especial da Suprema Corte", afirmou Fux.
O ministro destacou que "a desinformação tem sido um grande desafio para a população brasileira", mas disse esperar que o conteúdo alcance muitas crianças. "Informação sobre direitos básicos, isso deve-se aprender desde o ensino fundamental", disse.
2 de 2 O ministro Luiz Fux, presidente do STF, fez um discurso durante lançamento da campanha com a Turma da Mônica contra a desinformação -V Justiça
O ministro Luiz Fux, presidente do STF, fez um discurso durante lançamento da campanha com a Turma da Mônica contra a desinformação -V Justiça
Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, participou do evento por vídeo. Ele afirmou esperar que seus personagens auxiliem crianças e suas famílias a entender a Justiça e os direitos individuais.
"O material foi feito com muito carinho e responsabilidade. Informar de um jeito simples ajuda que se tenha cidadãos cientes de seus direitos fundamentais. Assim construímos uma sociedade mais justa e fraterna", afirmou o artista.
A campanha
A campanha reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O conteúdo foi produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.
Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o STF distribuiu o conteúdo da campanha às secretarias municipais de ensino de todo o país para que seja trabalhado durante o ano escolar no ensino fundamental.
A revista, que teve 450 mil exemplares impressos - além da versão digital, fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. Já os quatro vídeos tratam do papel do STF e da confiança na Justiça.
As tirinhas, que serão publicadas nas redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.
Todo o material da campanha estará disponível no portal do STF, na seção "STF Mirim", que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil.