(Brasília-DF, 08/06/2020) Associações e entidades ligadas aos judiciário fizeram um ato Ato em defesa da Democracia e do Judiciário, organizado hoje, 8, à tarde pelo pelo YouTube (/AMBMagistrados) Associação dos Magistrados Brasileiros. O ato que reuniu mais de 200 entidades é uma demonstração de apoio, também, ao Supremo Tribunal Federal em momento que vem sendo atacado. O ato foi uma demonstração inequívoca de que o Judiciário Brasileiro está unido em defesa da Constituição.
"A nossa Constituição tem todos os remédios democráticos para solução dos problemas da sociedade. Os inconformismos e contestações a decisões judiciais devem ser veiculados por recursos", afirmou a presidente da AMB, Renata Gil, na abertura do Ato em defesa da Democracia e do Judiciário.
O ato teve por objetivo entregar ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, um manifesto a fim de enaltecer a preservação da autonomia e da independência dos Três Poderes, além de repudiar os ataques e ameaças direcionados à Corte.
Renata Gil, ao ler o documento, conclamou que "todos permaneçam vigilantes e atentos na preservação de nosso estado constitucional de direito, em que instituições fortes e autônomas, poderes atuantes e harmônicos, e imprensa livre, jamais serão abalados por arroubos de rompimento democrático".
Dias Toffoli agradeceu a Renata Gil pela iniciativa e ressaltou que atos como esse mostram que "assim é o caminho a seguir, o caminho da democracia e da Constituição. Temos, no Brasil, uma democracia coroada, instituições sólidas que viabilizam a concretização dos princípios republicanos e democráticos".
Dias Toffoli ainda enfatizou a importância da paz institucional, prudência e união no combate à Covid-19 e aos seus efeitos colaterais.
"É através da democracia, da pluralidade, com as diferenças e a nossa guia maior, que é a Constituição de 1988, e só nela e através dela, buscarmos as soluções possíveis. O Brasil é muito maior do que todos juntos. O povo brasileiro é muito maior do que todas as nossas instituições. O povo brasileiro vencerá", concluiu.
Na ocasião, representantes de diversos segmentos que compartilham da mesma opinião da AMB elogiaram a iniciativa da entidade e destacaram a importância de estarem unidos em prol do Estado Democrático de Direito.
Renata Gil, ao final, agradeceu a irmanação de todas as autoridades e instituições. "O Judiciário está em alerta para a guarda da nossa ordem constitucional e da garantia dos direitos de todos os brasileiros. Permaneçamos unidos em prol da nossa pátria tão amada, tão idolatrada. Contem com o Poder Judiciário sempre".
Participantes da videoconferência-reunião
Participaram da reunião virtual: presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça, Carlos Alberto Alves da Rocha; presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto; presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Eduardo André Brandão; presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manuel Murrieta; presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Fábio George Cruz da Nóbrega; representante da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) Rodolfo Laterza; presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Maria José Braga; Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), Dom Walmor Oliveira; Reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan.