Os servidores da Justiça do Trabalho realizaram manifestação em frente ao prédio do TRT-PI contra alterações na legislação trabalhista e a extinção do Ministério do Trabalho. O ato faz parte de ações realizadas em todo o país.
"A nossa luta aqui é pela manutenção da Justiça do Trabalho. Não é somente uma luta pra garantir o trabalho, mas para garantir os direitos de todos os trabalhadores. Ao se extinguir o Ministério do Trabalho, é o mesmo que e fazer um retrocesso de 100 anos das conquistas trabalhistas", disse um dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal, Pedro Laurentino.
"Esses direitos foram implementados, depois de muitas dificuldades, na Constituição de 88. O fim dessa justiça significa o fim da proteção de direitos sociais e trabalhistas. É uma situação que representa risco muito grande para a classe trabalhadora", argumentou o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, Tércio Torres.
Os membros do sindicato dos trabalhadores do Judiciário Federal, Associação dos Advogados Trabalhistas do Piauí, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, OAB e outras entidades estiveram na manifestação.
No dia 5 de fevereiro está sendo organizada uma manifestação dessas classes de todos os estados em Brasília.
Finalização
A votação da reforma administrativa do Estado só acontecerá na Assembleia Legislativa, depois que a Casa formar as comissões técnicas para a tramitação e votação da proposta. Portanto, ainda vai levar um tempo para a conclusão do projeto, que tem expectativa para votação em março.
Reclamação
Os pipeiros que atuam na região do Semiárido estão em Teresina e fizeram manifestação no Exército para que os valores em atraso sejam pagos e a tabela seja revista. Os pipeiros ainda pretendem procurar a Defesa Civil estadual com a mesma finalidade.
Agricultura
A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, deve estar no Piauí no próximo dia 13. Ela tem uma agenda onde tratará sobre o agronegócio e pecuária piauiense, e também sobre a agricultura familiar no Estado.
Projetos
O senador Elmano Ferrer (Podemos) defende que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tenha um projeto para o Nordeste."O presidente já nos disse isso. Caberá a bancada se unir. É preciso que os 10 deputados e os três senadores estejam alinhados com essa mudança que o país vice. Não é hora de falar em cargos, mas de projeto para o Brasil e o Piauí", afirmou.
Descentralização
O cartório do 6º Ofício de Notas, instalado no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina, passa a ser o primeiro cartório instalada na periferia da cidade. O assunto foi destacado pelo presidente do TJPI, desembargador Sebastião Martins, na abertura do Ano Judiciário.
VOZ DO PODER
"Vamos tentar seguir esse planejamento. Na sexta-feira vamos apresentar ao grupo de trabalho responsável por elaborar a proposta de reforma. Cada um é responsável por um assunto. Vamos apresentar o todo. Quando o governador chegar, vamos apresentar para ele. Certamente, ele fará as mexidinhas dele", comentou a governadora em exercício, Regina Sousa, que convocou a equipe econômica para finalizar os pontos da reforma administrativa.