O corintiano Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, subiu ao palco na noite desta quinta-feira (13), para presentear o colega Dias Toffoli com uma camisa do Palmeiras durante a festa de posse deste último na presidência do STF (veja no vídeo acima).
A festa, em um salão de eventos em Brasília, foi promovida por entidades de juízes (Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação dos Juízes Federais e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho). A maior parte dos cerca de 1,4 mil convidados contribuiu com R$ 250 cada um para bancar o evento, animado pela banda do cantor Leo Jaime.
"Não somos mais nem menos que os outros poderes", diz Toffoli na posse
Toffoli crê na política como 'gênero de primeira necessidade', diz Barroso
A festa reuniu ministros, advogados e políticos, entre os quais Joaquim Barbosa, ministro aposentado do STF, os senadores José Serra (PSDB-SP) e Marta Suplicy (MDB-SP), o presidenciável e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
Novo presidente do STF, Dias Toffoli posa para foto com convidado; ao fundo, cantor Léo Jaime toca no coquetel oferecido por associações a Toffoli — Foto: Renan Ramalho/G1 Novo presidente do STF, Dias Toffoli posa para foto com convidado; ao fundo, cantor Léo Jaime toca no coquetel oferecido por associações a Toffoli — Foto: Renan Ramalho/G1
Novo presidente do STF, Dias Toffoli posa para foto com convidado; ao fundo, cantor Léo Jaime toca no coquetel oferecido por associações a Toffoli — Foto: Renan Ramalho/G1
Toffoli e Alexandre de Moraes pertencem à mesma turma, a de 1990, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).
"Desde a faculdade até hoje, apesar da amizade, uma coisa sempre nos distanciou muito, a mim e ao ministro Toffoli. É que ele é palmeirense, o que é trágico porque eu sou corintiano", afirmou Moraes.
O ministro disse que pediu ao presidente do Palmeiras uma camisa do time autografada pelos jogadores para presentear Toffoli.
"É triste ter de segurar isso, mas está aqui, como uma homenagem minha e de toda a turma de 90 para você", disse Moraes.
Fux diz que posse de Toffoli é momento 'feliz' e brinca que não vai cantar nem tocar
Após Toffoli receber a camisa do Palmeiras, Alexandre de Moraes também chamou o ministro Luiz Fux ao palco. Moraes, então, brincou com Fux afirmando que "para os times do Rio a gente não liga muito" – Fux é torcedor do Fluminense.
Em um rápido discurso, o novo vice-presidente do Supremo afirmou que a posse de Toffoli é um momento "feliz" para o Poder Judiciário (veja no vídeo acima).
"Eu quero dizer que hoje é um dia muito feliz para o Poder Judiciário com a posse do ministro Dias Toffoli. O que nós temos em comum é a harmonia, é a paz [...] Por isso sempre digo: o tempo é sábio e sabe que não pode separar o inseparável. Assim como, depois de 30 anos, eu voltei a trabalhar ao lado do ministro Luis Roberto Barrroso, meu amigo de juventude, e hoje estou junto deste grande amigo que conheci no Supremo Tribunal Federal. Mas já posso dizer que nossa amizade é um amor que nunca morre", afirmou Fux.
Logo em seguida, Fux brincou: "Quero dizer aos senhores que não vou tocar e não e não vou cantar", levando os presentes aos risos.
Em novembro de 2011, o ministro tocou guitarra num coquetel em homenagem ao ministro aposentado Joaquim Barbosa, que, na ocasião, havia tomado posse como presidente do STF.