O fotógrafo Ricardo Medeiros, da Rede Gazeta, venceu o Prêmio Marsey Ferguson de Jornalismo. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (29), em Porto Alegre (RS), e premiou trabalhos jornalísticos com o tema agronegócio. Medeiros disputou com finalistas do jornal Metrópoles, de Brasília, e do jornal Folha de Londrina, do Paraná.
O trabalho de Ricardo Medeiros, intitulado "Dia de comer galinha", foi publicado no jornal Notícia Agora e também no Gazeta Online, veículos da Rede Gazeta, e trazia a imagem de dezenas de pessoas na disputa por um pente de ovos, em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo, durante a greve dos caminhoneiros.
"CENA DE COMOÇÃO"
Fotógrafo da Rede Gazeta há 19 anos, Medeiros relembra o que viu naquele 25 de maio de 2018, quando avicultores de Santa Maria de Jetibá, região Serrana do Estado, decidiram doar galinhas e ovos porque não tinham mais ração para mantê-las vivas.
"Aquilo foi uma cena de comoção que eu presenciei. A expressão das pessoas estava exatamente como na foto, a gente via o povo sofrido. Aquilo ali reflete essa questão social do Brasil, o estado em que o país se encontra hoje. A foto tinha uma mão negra e uma mão branca, simbolizando todas as raças e a dificuldade que Brasil se encontra hoje, com 13 milhões de desempregados. Ali você não via ninguém rindo, o povo estava sofrido mesmo", recorda.
Na sexta-feira (24), outro fotógrafo da Rede Gazeta também recebeu prêmio nacional de jornalismo. Com uma foto publicada na série especial sobre "A Vida no Lixo", Marcelo Prest venceu o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos.