A Rádio CBN Paraíba é a grande vencedora da categoria rádio da 8ª edição do o Prêmio Anamatra de Jornalismo e Direitos Humanos. A Série de Reportagens ganhadora foi "Trans, o difícil caminho para a educação", do repórter Marcelo Andrade. A premiação é promovida pela A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. A série teve a colaboração de Maria Eduarda Madu e edição de áudio de Jonathan Dias.
O material especial com três reportagens abordou as dificuldades da população trans para acessar o ensino superior.
O repórter ouviu histórias de preconceito, discriminação, violência contra homossexuais e também de superação. "O que nós fizemos foi abordar um tema delicadíssimo. Tão delicado que demorei muito para encontrar pessoas dispostas a falar da frustração de tentar acessar à educação e serem barradas diante de preconceito, discriminação e violência", contou Marcelo.
Essas dificuldades resultam em um baixo número de trans que conseguem completar o Ensino Superior. Apenas 0,02% da população trans do Brasil consegue completar os estudos. "É muito triste. Mas também encontramos histórias de quem teve coragem, enfrentou as adversidades e venceu", completou o repórter.
A premiação acontecerá no dia 18 de setembro, no Rio de Janeiro.