Mallmann foi a presidente da Anamatra no biênio 1995/1997
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Helena Mallmann foi homenageada, nesta quinta (23/3), com a aposição de seu retrato na galeria de titulares das Ouvidorias do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Na oportunidade, também foram inauguradas as novas instalações da Ouvidoria do TST.
Maria Helena Mallmann, que foi ouvidora de 2020 a 2022, foi presidente da Anamatra no biênio 1995/1997, e é a primeira mulher na galeria de ouvidores da Justiça do Trabalho. Como ouvidora, foi responsável por comandar os atendimentos ao cidadão nesse período. Pelos diversos canais disponíveis na Ouvidoria, como telefone, e-mail, atendimento presencial e Balcão Virtual, qualquer pessoa pode fazer sugestões, elogios, críticas e reclamações sobre os atendimentos recebidos em unidades do Tribunal e do CSJT.
O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, que, assim como a homenageada, é da 4ª Região, celebrou o ato de reconhecimento. “Toda a carreira da ministra é marcada pela excelência e poder vê-la sendo reconhecido por tudo que fez e continua fazendo é motivo de grande alegria e orgulho, não só para mim, mas para todos as associadas e associados da Anamatra, que também foi conduzida brilhantemente por ela”, destacou.
Emocionada, a ministra lembrou que, durante seu mandato, foram realizados cerca de 15 mil atendimentos por ano, mesmo no período de pandemia da covid-19. “Para mim é uma honra figurar nessa galeria, ainda mais por ser a primeira mulher a ocupar esse cargo”, afirmou. “Ao longo da minha atuação, atendemos dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade e as acolhemos, ou pelo menos tentamos acolhê-las”.
A ministra Delaíde Miranda Arantes, atual ouvidora do TST e do CSJT, destacou a atuação da amiga à frente da unidade. “No período em que a ministra Mallmann atuou, tivemos praticamente 100% das manifestações acolhidas e com encaminhamento. Era uma época em que tudo estava fechado por conta da pandemia, mas a Ouvidoria continuou atuando e ainda expandiu sua rede de atendimento à população”.
O presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa, enfatizou a importância do papel desenvolvido pela ministra Maria Helena Mallmann nos últimos dois anos. “Essa porta de entrada para a cidadania é extremamente importante para que tenhamos uma instituição verdadeiramente justa e acessível”, ressaltou.
*Com informações do TRT 4