Evento é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Marco Aurélio Treviso, participaram, na manhã desta quinta (2/12), da abertura do 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento que segue até esta sexta de forma telepresencial.
Realizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento reúne as administrações de todos os tribunais, em especial os integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e da área de estatística, para debater diretrizes para a Justiça brasileira.
Na abertura do evento, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, falou da importância do Encontro para o aprimoramento dos serviços prestados pelo Poder Judiciário à sociedade brasileira, de forma dialógica. “Ao longo desses dois dias de evento será possível traçarmos juntos o melhor caminho a ser percorrido rumo a uma Justiça 4.0, mais célere, mais eficiente e mais moderna”, explicou.
A programação do primeiro dia do Encontro incluiu apresentação do panorama dos Tribunais Superiores, com a explanação dos resultados alcançados em 2021 por cada segmento de Justiça. A apresentação da Justiça do Trabalho coube à presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi. Também foram realizadas as reuniões setoriais das corregedorias e dos segmentos de Justiça.
Nesta sexta, serão aprovadas as metas nacionais para o Poder Judiciário e as metas específicas dos segmentos de Justiça para o ano de 2022. O último dia do evento também será marcado pela entrega do Prêmio CNJ de Qualidade para os órgãos que se destacaram em quatro eixos temáticos: governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia. A premiação foi criada em 2019 em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013.
Confira a programação do primeiro dia do 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário